domingo, 30 de outubro de 2011

Imigração no Brasil (A Diversidade da Juventude Brasileira)

_______________________________________________

Introdução: O texto abaixo vai fala um sobre a Imigração, onde mostra os ciclos que ocorreram ao longo do tempo, e falar um pouco sobre a migração da população piauiense.

As migrações pelo território brasileiro na maioria da vezes estão associadas a fatores econômicos, por exemplo ao longo do tempo, quando terminou o ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste, teve o início do ciclo do ouro, em Minas Gerais, houve um enorme deslocamento de pessoas em direção ao novo centro econômico do país, depois o ciclo da Borracha que atraiu grande quantidade de migrantes para região da Amazônia.E graças ao ciclo do café e o processo de industrialização na região Sudeste se tornou o grande pólo de atração de migrantes, que saíam de sua região de origem em busca de empregos ou melhores salários.
Brasil um país de diversidade de etnias e culturas, vive um fluxo constante de migração e imigração, contudo na imigração interna, a população em busca de uma vida melhor vive esse processo migratório. Em conseqüência cresce o desemprego e o sub-emprego no setor de serviços, com aumento do número de trabalhadores informais, vendedores ambulantes e trabalhadores que vivem de fazer "bicos".
Gráfico mostra                          


















  Imigração da População Piauiense

Os Piauienses que migram para outras regiões na procura de emprego(dinheiro) e embarcam em trabalhos arriscados, sendo expostos a todo de tipo de perigo, e sem ajuda de seus familiares, tudo isso pelo crescimento e pela falta de oportunidade no lugar onde residi, para que possa ter uma estrutura financeira e voltar para suas raízes e poder comprar um terreno, uma casa, moto, carro, bicicleta, uma melhor alimentação, montar seu negocio, poder ir para festas, festejos, usufruir de toda sua cultura. Mais tem acaba pagando um preço, deixando sua indetidade e se arrisca em mundo onde na maioria das vezes vai sofrer preconceito, vai ser humilhado, explorado, mais que também vai conquista seus sonhos, objetivos e será reconhecido pela seu suor e esforço.

  Correntes migratórias no Estado do Piauí

Em cinco anos o Piauí passou de Estado atrativo para fonte de correntes migratórias. É o que informa a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 (PNAD), realizada e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O estudo leva em consideração as correntes migratórias, e o número de habitantes, que escolheram o Piauí como moradia e aqueles que optaram por deixar o Estado em detrimento a outra unidade da federação.
No ano de 2004, o Piauí atraiu 119.646 pessoas, contra 113.952 que escolheram deixar o Estado. Em 2009 a situação se inverteu. O Estado passou a ser a nova moradia de 74.798 pessoas, contra 104.822 que deixaram o Piauí.
O fluxo dos habitantes do Estado deixou o Piauí na 11ª colocação nacional, com 14,6%, quando medido o fluxo migratório da população. Lideram o ranking os Estados do Rio Grande do Sul (23,98%), Pernambuco (23,61%) e Paraná (23,44%). Roraima se destaca por não apresentar movimento populacional interno.
A pesquisa ainda aponta que a migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e os Estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país.

Kelvin Bezerra


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário